terça-feira, 8 de setembro de 2009

GEAC: Inclusão Digital
Segunda-feira 31 de agosto
Segundo encontro, participantes: Jucelia, Rosa Amélia, Sirleide, Risolene.
Duração 02 hs e 20 minutos a 17 hs 30 minutoss.

Leitura do texto inclusão exclusão Maria Helena Bonilla e Josielda Sampaio

Baseado nas leituras que fizemos podemos compreender que a inclusão digital e a alfabetização digital são diferentes. Está incluído é ser participante, produzir e se adequar a esse novo processo inovador e tecnológico.
O sistema ecomonico atual está voltado para a individualização, ou seja, uma pequena parte da sociedade que tem acesso as TICs, outra parte fica exclusos, conseqüentemente excluídos socialmente.
Ao conhecer o termo dual, mais uma vez, as duvidas aparecem e ficamos a nós perguntar, se os consumidores de informações dos telecentros estão incluídos ou são meramente para favorecer os índices da política social?
Acreditamos que a sociedade não vai melhorar com políticas que apenas mata a fome, mas com política inteligente que possibilite a população acesso real as TICs, sejam produtores de informações, capaz de melhorar não só sua vida, mas a realidade de quem esta a sua volta. Atualmente a sociedade se divide em duas civilizações, as que têm acesso as tecnologias e as que ficam fora dos padrões exigidos pela sociedade, sendo este maioria.
O acesso as tecnologias transformam a sociedade, entendemos que a maioria de nossa população não faz parte dessa transformação, pois falta oportunidade, de investimento que favoreça essa classe excluída, visto que o termo acesso tem se tornado mais comum exigido, que busquemos desenvolver essa pratica com certa urgência para estarmos inseridos nessa nova realidade.



quinta-feira, 27 de agosto de 2009


Palestra: A Relação Escola e Família

A palestra foi ministrada pelo professor Ivan faria relizada no dia vinte e dois de Agosto com o tema "A Relação família e Escola". A palestra foi muito legal, onde cursistas entraram em discursões qual o papel da família e da escol, um acaba empurrando a cupa no outro e na verdade qual é o papel da escola e da família?.
A palestra foi ministrada da seguinte forma: quais tipos de família, onde podemos ter família: A Nuclear, a extensa, a contemporânea, a monoparental, a parceira, a reconstituida e a homoafetiv. durante a explicação de cada família os cursistas se vivia em cada família.
Hoje em dia há necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que completa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. A escola não deveria viver sem a família e nem a família sem a escola. Uma depende da outra na tentiva de alcaçar o mais objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade.
Existem contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer.

Família

Dialogar com as crianças o que está vivenciando na escola;
Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
Valorizar o contato com a escola, participando das reuniões e atividades feita junto com os filhos;
Ficar sabendo da proposta pedagogica da escola.

Escola

Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais;
Receber os pais com respeito, marcando reuniões, convidando para participar de atividades fisicas junto com as crianças, aproximando mais o cantato de escola e família;
Haja mais diálogo entre pais e educadores para que haja um bom rendimento nos resultados dos alunos.



sexta-feira, 14 de agosto de 2009


Na verdade, a maioria das escolas públicas esfrentam grandes dificuldades de ordem estrutural, pedagogicos e tecnológica. Poucos alunos têm acesso aos computadores em suas escolas e mais reduzido ainda é o número de professores que propõem atividades de aprendizagem articuladas diretamente com as TIC
As escolas devem começar a costruir em espaço estretégico para promação da inclusão digital. Essa perspectiva também está presente no projeto Um computador por aluno.

domingo, 2 de agosto de 2009