quinta-feira, 20 de novembro de 2008


UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CICLO – UM 2008-2
ATIVIDADE – PROJETO DE FILOSOFIA
PROFESSORA – SOLANGE
IDEALIZADORA – MARIA GRACINETE, MERE MÁRCIA, ALAIDES,
ROSA AMÉLIA E GILVANEIDE
GRUPOS ENVOLVIDOS – 2, 4,5 E 6


PROJETO
“VIVENCIANDO VALORES”



IRECÊ
OUTUBRO DE 2008



PROJETO VIVENCIANDO VALORES



(...) O FUTURO QUE DEIXAMOS PARA AS CRIANÇAS
É FABRICADO NA CONVIVÊNCIA (...).
HUMBERTO MATURANA


APRESENTAÇÃO


O projeto vivenciando valores tem a funcionalidade de vivenciar o conhecimento das experiências vividas ao conhecimento do ser humano. Sobre os quais repousam a educação; aprender a ser e, especificamente, aprender a viver em conjunto, ou seja, é uma tentativa de trabalhar valores sociais na Educação Infantil, voltando também à valorização da identidade, da auto-estima, consciência da existência e importância do outro, respeitando as diferencias. Pretendendo na formação de laços afetivos, criando espaço, possibilidades para as crianças resolverem seus conflitos, por si mesmas ou com intervenções.


JUSTIFICATIVA


Através do estudo do livro O MUNDO DE SOFIA de (Jostein Gaarder), surgiu à proposta de elaborarmos um projeto a partir de um tema relatado no mesmo, sentimos a necessidade de trabalharmos com valores sociais na Educação Infantil. Este projeto busca vivenciar os valores que estão sendo perdido aos poucos em nossa sociedade
Percebendo que muitos valores fundamentais para estrutura familiar estão esquecidos ou não estão sendo valorizados como deveriam. Acreditamos que a escola é um espaço de reflexão e um poderoso aliado para se trabalhar e obter mudanças de comportamento, portanto,as crianças com as quais trabalhamos,é de fato o futuro do mundo, buscaremos através desse projeto fazer com que elas tenham consciência de sua responsabilidade.


OBJETIVO GERAL


Contribuir na formação de crianças na busca e na defesa constante dos valores sociais, já esquecidos por grande parte da sociedade, refletindo , compreendendo e valorizando o desenvolvimento de atitudes indispensáveis na formação humana.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø Zelar pelo fortalecimento dos vínculos de amizade e afetividade;
Ø Refletir sobre a importância do respeito mútuo;
Ø Desenvolver estratégias de resolução de conflitos;
Ø Perceber-se como ser social, parte integrante do grupo;
Ø Compreender a importância dos valores;
Ø Compreender e respeitar as regras do jogo;
Ø Realizar atividades em grupo, respeitando a vez do outro;
Ø Ter confiança em suas próprias produções.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Segundo James (2002), esse trabalho pode abordar três dimensões relacionais nas quais se desenvolvem o ser humano: consigo mesmo e com os demais, com e a partir das interações e estruturas sociais, criadas por ele e com o meio no qual vive. Afinal como define Syão (2006) “Viver é dar valor ao que é humano.”
“Cabe assegurar, desde a infância, as aptidões essenciais para construir a paz: a dignidade de todas as pessoas, assentada na cultura dos direitos humanos” Jares (2002). A partir dessa abordagem percebemos que a construção dos direitos humanos envolve a criação de possibilidades para que a criança vivencie as regras de boa conduta, respeitando os outros e conquistando respeito, valorizando e sendo valorizado. Para tanto o grupo poderá situações de conflito, aprendendo a resolvê-lo através do dialogo.
“Para trabalhar a construção de valores sociais nos grupos 02, 04, 05, e 06 acreditamos que formação de laços afetivos como apego, simpatia, confiança e outros tem grande importância, ou seja, a criança precisa” reconhecer papeis de autoridade, ter apego advindo do fato de a criança esta afetivamente ligada aos adultos de quem ela convive”; quanto à simpatia “trata-se de comover-se com os estados afetivos alheios... E sentir-se abalado pela situação de outro e, a confiança é responsabilidade do adulto” comportando-se como figura de autoridade para que as crianças tenham referencias no meio social e no mundo dos valores (Taille, 2005).


CONTEÚDOS


· Valorização do dialogo como forma de lidar com conflitos
· Desenvolvimento do senso de cooperação e solidariedade
· Respeitando as normas de convivência sociais
· Resolução de conflitos compreensão e respeito
· As regras do jogo
· Confiança em suas produções



METODOLOGIA

Acreditamos que a parceria com o projeto vivenciando valores dará suporte para descobrimos a importância de trabalhar similaridade de objetivos e conteúdos, proporcionando a troca de experiências que beneficiarão o educando.
Para tal a seguintes estratégias serão priorizadas com base no Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil:

· Reflexão de textos diversos, poesia, letras de musica
· Confecção de painéis analise de vídeo, jogos direcionados
· Apreciação musical
· Dramatização (teatro de fantoches, coreografia, desfile etc.)
· Dinâmicas coerentes ao tema
· Confecção


RECURSOS


· EVA
· Giz
· Piloto
· Cartolina
· CD, DVD
· Fantoche
· Livros (histórias infantis)
· TV, Som
· Papel metro


AVALIAÇÃO


Assim através dos critérios de avaliação como a participação dos alunos nas atividades, a interação, o interesse nos debates e apresentações, a resolução de questões e propostas e a socializações de valores vivenciados, avaliaremos os objetivos proposto para o grupo com os seguintes instrumentos:

· Inicial – observação e registro inicial
· Processual – observação, debates, trabalho realizado no decorrer do processo
· Final – relatório final e conclusão do portfólio com todas as atividades e fotos da turma



REFERÊNCIAS


Sayão, Risely, cadernos de valores humanos. Brasília ministério da Educação – MEC, Janeiro / fevereiro de 2006


Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil / Ministério da Educação e de Deporte Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: MEC /CEF, 1999 VOL. 03


Jares, Xérus de R. capa “educação para a paz”. In Revista Pátio. Nº 21, maio/julho de 2002, pag. 10-13.


Taille, Yves de La. Capa “Educação e Valores na Primeira Infância”, In: 07 março/junho de 2004, pag.06-09.