terça-feira, 8 de setembro de 2009

GEAC: Inclusão Digital
Segunda-feira 31 de agosto
Segundo encontro, participantes: Jucelia, Rosa Amélia, Sirleide, Risolene.
Duração 02 hs e 20 minutos a 17 hs 30 minutoss.

Leitura do texto inclusão exclusão Maria Helena Bonilla e Josielda Sampaio

Baseado nas leituras que fizemos podemos compreender que a inclusão digital e a alfabetização digital são diferentes. Está incluído é ser participante, produzir e se adequar a esse novo processo inovador e tecnológico.
O sistema ecomonico atual está voltado para a individualização, ou seja, uma pequena parte da sociedade que tem acesso as TICs, outra parte fica exclusos, conseqüentemente excluídos socialmente.
Ao conhecer o termo dual, mais uma vez, as duvidas aparecem e ficamos a nós perguntar, se os consumidores de informações dos telecentros estão incluídos ou são meramente para favorecer os índices da política social?
Acreditamos que a sociedade não vai melhorar com políticas que apenas mata a fome, mas com política inteligente que possibilite a população acesso real as TICs, sejam produtores de informações, capaz de melhorar não só sua vida, mas a realidade de quem esta a sua volta. Atualmente a sociedade se divide em duas civilizações, as que têm acesso as tecnologias e as que ficam fora dos padrões exigidos pela sociedade, sendo este maioria.
O acesso as tecnologias transformam a sociedade, entendemos que a maioria de nossa população não faz parte dessa transformação, pois falta oportunidade, de investimento que favoreça essa classe excluída, visto que o termo acesso tem se tornado mais comum exigido, que busquemos desenvolver essa pratica com certa urgência para estarmos inseridos nessa nova realidade.



Nenhum comentário: