domingo, 21 de setembro de 2008

Comunidade Virtual

Sabemos que uma comunidade virtual é que estabelece relações num espaço virtual atrevés de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de individuos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambientevirtual.

A população da Internet e das comunidades virtuais vem ao encontro da abordagem da Gestão do Conhecimento, favorecendo o estabelecimento de uma cultura favorável ao compartilhamento de experiências, conhecimentos e melhores praticas nas organizações.

7 comentários:

JuLuar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bonilla disse...

Olá Rosa,
O que significa, prá vc, Gestão do Conhecimento? Por que vc traz as organizações para a reflexão? Qual a relação disso com a escola? De onde vc retirou essas idéias? é necessário citar a fonte? Mais que isso, é necessário explicar o que vc está entendendo sobre as idéias que traz para o debate.
Vamos aprofundar essa reflexão?

Géu disse...

Pois é Rosa através dessas comunidades que contribuimos trazendo informações, nos relacionamos, trocamos saberes , fazemos amizades e não podemos esquecer que todas as pessoas que participam deste mundo precisa interagir, para o seu fortalicimento.
Sucesso!!!!

Geralda.

Paula Rodrigues disse...

Olá Rosa!

Quando você diz sobre relacionamento virtual,já diz tudo como uma comunidade virtual deve se manter durante seu percurso enquanto ainda existente.Sabemos que todo o relacionamento requer de seu grupo todo dedicação fazendo com que isso venha durar por mais tempo.É um meio onde todos possam trocar sua informações e conquista uma rede de amigos em conjunto.

Gicélia disse...

Olá Rosa!
Vejo que as comunidades virtuais, os suportes digitais, as redes e os hipertextos são, a partir de agora, as tecnologias intelectuais que a humanidade passará a utilizar para aprender, levantar informação, ler, interpretar a realidade, e transformá-la em conhecimentos.

Bjus: Gicelia

euma disse...

Oi R.Amélia,

Isso mesmo Rosa e quem não estabelece estas relações neste meio virtual irá ficando excluido porque. Em um dos seus livros (Escola Aprende) Bonnila diz:
- Nada é fixo e permanente. Tudo está em movimento e transformação.

Sule disse...

Rosa querida! Tudo bem?
Estamos visitando os blogs de vocês para acompanhar as produções nesse ambiente!
Percebi que esta explorando o blog, trazendo imagens, as produções solicitadas pelos professores, etc e tal! Parabéns!!!

Esse espaço é seu! Por isso traga o que desejar, não fique apenas limitada em postar apenas o que esta sendo solicitado pelos professores! Traga as descobertas, a sua experiência enquanto professora-cursistas, enfim,...

Outro ponto que não podemos deixar de considerar é sobre sua reflexão sobre comunidades! Bonilla havia pontuado alguns questionamentos acerca de sua reflexão, e parece-me que você não voltou para trabalhar mais um pouquinho nisso, certo?
Querida Rosa, entenda que esse processso de escrita e reescrita é fundamental para a tua formação.Além disso, foram sugeridos quatro textos para leitura, e nós, enquanto professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco distante, só conseguiremos evidenciar suas leituras se estas estiverem presentes tuas reflexões.

E isso não se resume em apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Rosa entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão"...
Vamos em frente, ainda temos muitos ciclos pela frente, muito a trocar, a aprender e a construir...
bjinhos
Sule