sábado, 29 de novembro de 2008


Sonhar é viver.

Viver é sonhar.

Sonhar é antecipar o futuro.

Sonhar é antecipar, na realidade, os pensamentos.

Viver é realizar sonhos e ideias.

Viver é fazer história nas páginas da vida.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

AO MEU DIÁRIO
O Caderno
Composição: Toquinho
Sou que vou seguir você
Do preimeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou esta
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...

O que eatá escrito em mim
Comigo ficará gurdado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...

Só peço, á você
Um favo, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)












quinta-feira, 20 de novembro de 2008


UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACED-FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CICLO – UM 2008-2
ATIVIDADE – PROJETO DE FILOSOFIA
PROFESSORA – SOLANGE
IDEALIZADORA – MARIA GRACINETE, MERE MÁRCIA, ALAIDES,
ROSA AMÉLIA E GILVANEIDE
GRUPOS ENVOLVIDOS – 2, 4,5 E 6


PROJETO
“VIVENCIANDO VALORES”



IRECÊ
OUTUBRO DE 2008



PROJETO VIVENCIANDO VALORES



(...) O FUTURO QUE DEIXAMOS PARA AS CRIANÇAS
É FABRICADO NA CONVIVÊNCIA (...).
HUMBERTO MATURANA


APRESENTAÇÃO


O projeto vivenciando valores tem a funcionalidade de vivenciar o conhecimento das experiências vividas ao conhecimento do ser humano. Sobre os quais repousam a educação; aprender a ser e, especificamente, aprender a viver em conjunto, ou seja, é uma tentativa de trabalhar valores sociais na Educação Infantil, voltando também à valorização da identidade, da auto-estima, consciência da existência e importância do outro, respeitando as diferencias. Pretendendo na formação de laços afetivos, criando espaço, possibilidades para as crianças resolverem seus conflitos, por si mesmas ou com intervenções.


JUSTIFICATIVA


Através do estudo do livro O MUNDO DE SOFIA de (Jostein Gaarder), surgiu à proposta de elaborarmos um projeto a partir de um tema relatado no mesmo, sentimos a necessidade de trabalharmos com valores sociais na Educação Infantil. Este projeto busca vivenciar os valores que estão sendo perdido aos poucos em nossa sociedade
Percebendo que muitos valores fundamentais para estrutura familiar estão esquecidos ou não estão sendo valorizados como deveriam. Acreditamos que a escola é um espaço de reflexão e um poderoso aliado para se trabalhar e obter mudanças de comportamento, portanto,as crianças com as quais trabalhamos,é de fato o futuro do mundo, buscaremos através desse projeto fazer com que elas tenham consciência de sua responsabilidade.


OBJETIVO GERAL


Contribuir na formação de crianças na busca e na defesa constante dos valores sociais, já esquecidos por grande parte da sociedade, refletindo , compreendendo e valorizando o desenvolvimento de atitudes indispensáveis na formação humana.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Ø Zelar pelo fortalecimento dos vínculos de amizade e afetividade;
Ø Refletir sobre a importância do respeito mútuo;
Ø Desenvolver estratégias de resolução de conflitos;
Ø Perceber-se como ser social, parte integrante do grupo;
Ø Compreender a importância dos valores;
Ø Compreender e respeitar as regras do jogo;
Ø Realizar atividades em grupo, respeitando a vez do outro;
Ø Ter confiança em suas próprias produções.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Segundo James (2002), esse trabalho pode abordar três dimensões relacionais nas quais se desenvolvem o ser humano: consigo mesmo e com os demais, com e a partir das interações e estruturas sociais, criadas por ele e com o meio no qual vive. Afinal como define Syão (2006) “Viver é dar valor ao que é humano.”
“Cabe assegurar, desde a infância, as aptidões essenciais para construir a paz: a dignidade de todas as pessoas, assentada na cultura dos direitos humanos” Jares (2002). A partir dessa abordagem percebemos que a construção dos direitos humanos envolve a criação de possibilidades para que a criança vivencie as regras de boa conduta, respeitando os outros e conquistando respeito, valorizando e sendo valorizado. Para tanto o grupo poderá situações de conflito, aprendendo a resolvê-lo através do dialogo.
“Para trabalhar a construção de valores sociais nos grupos 02, 04, 05, e 06 acreditamos que formação de laços afetivos como apego, simpatia, confiança e outros tem grande importância, ou seja, a criança precisa” reconhecer papeis de autoridade, ter apego advindo do fato de a criança esta afetivamente ligada aos adultos de quem ela convive”; quanto à simpatia “trata-se de comover-se com os estados afetivos alheios... E sentir-se abalado pela situação de outro e, a confiança é responsabilidade do adulto” comportando-se como figura de autoridade para que as crianças tenham referencias no meio social e no mundo dos valores (Taille, 2005).


CONTEÚDOS


· Valorização do dialogo como forma de lidar com conflitos
· Desenvolvimento do senso de cooperação e solidariedade
· Respeitando as normas de convivência sociais
· Resolução de conflitos compreensão e respeito
· As regras do jogo
· Confiança em suas produções



METODOLOGIA

Acreditamos que a parceria com o projeto vivenciando valores dará suporte para descobrimos a importância de trabalhar similaridade de objetivos e conteúdos, proporcionando a troca de experiências que beneficiarão o educando.
Para tal a seguintes estratégias serão priorizadas com base no Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil:

· Reflexão de textos diversos, poesia, letras de musica
· Confecção de painéis analise de vídeo, jogos direcionados
· Apreciação musical
· Dramatização (teatro de fantoches, coreografia, desfile etc.)
· Dinâmicas coerentes ao tema
· Confecção


RECURSOS


· EVA
· Giz
· Piloto
· Cartolina
· CD, DVD
· Fantoche
· Livros (histórias infantis)
· TV, Som
· Papel metro


AVALIAÇÃO


Assim através dos critérios de avaliação como a participação dos alunos nas atividades, a interação, o interesse nos debates e apresentações, a resolução de questões e propostas e a socializações de valores vivenciados, avaliaremos os objetivos proposto para o grupo com os seguintes instrumentos:

· Inicial – observação e registro inicial
· Processual – observação, debates, trabalho realizado no decorrer do processo
· Final – relatório final e conclusão do portfólio com todas as atividades e fotos da turma



REFERÊNCIAS


Sayão, Risely, cadernos de valores humanos. Brasília ministério da Educação – MEC, Janeiro / fevereiro de 2006


Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil / Ministério da Educação e de Deporte Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: MEC /CEF, 1999 VOL. 03


Jares, Xérus de R. capa “educação para a paz”. In Revista Pátio. Nº 21, maio/julho de 2002, pag. 10-13.


Taille, Yves de La. Capa “Educação e Valores na Primeira Infância”, In: 07 março/junho de 2004, pag.06-09.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008


REFLEXÃO SOBRE A FESTA DA PALAVRA








Em uma bela noite estavam todos os cursistas organizando a mais esperada festa da palavra. Lá começou a confeccionar a lista dos convidados, convites, poesia, receitas dos Edoces e salgados, anúncios em jornais, rádios e aut-door, cartões para a dona da festa. Foi uma grande correria para organizar tantas palavras desaparecidas, juntando dali e daqui conseguimos juntar várias.
Para alegria de todos no dia seguinte na hora H deu o inicio a festa, muitos convidados apareceram como: Carlos Dumond de Andrade, Vinicius de Morais, Pedro Bandeira, Ziraldo, Cecília Meireles que contou sua vida. Paulinha não deixou de fazer uma linda homenagem a dona da festa “A Palavra”. No final da festa sabe quem apareceu? O amigo diário acompanhado com o memorial.
Como estava uma noite muito bonita de lua cheia todos foram para o lual, e como não poderia faltar, ouvimos um belo som de violão ao vivo.

UFBA que festa legal!
Cursistas que se preparem para o final do curso, todos vão estar gordinhos de tanto saborearem tantas Palavras. Palavras. Palavras.



terça-feira, 11 de novembro de 2008

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PLANEJAMENTO DA AULA DE MATEMÁTICA
ESCOLA- Municipal Padre Cicero
CURSISTA- Rosa Amélia Dourado Pereira
DISCIPLINA- Maremática
EDUCAÇÃO INFANTIL-Grupo 04 e 05
TEMA CENTRAL-Jogo do TA-TE-TI
PROFESSOR- IRON
DURAÇÃO- 30 minutos


CONTEÚDO-Geometria


OBJETIVOS:

-Desenvolver a capacidadede criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha de ponto.
-Despertar o gosto e o prazer pelo jogo.
-Respeitar e acolher a voz e a vez do colega.
REGRAS:
Hoje vamos conhecer um jogo muito diferente, onde é disputado entre duas crianças. É o jogo do TA-TE-TI, cada jogador receberá três peças com duas cores diferentes. Ao iniciar o jogo as duplas vão tirar no par ou impar para ver quem começar a jogada, o vencedor coloca uma peça em qualquer lugar do tabuleiro. Assim cada jogador vai alternando até terminar o jogada. Ganha quem conseguir alinhar as peças na horizontal, vertical e diagonal. Caso não tenha vencedor, removam as peças sobre as linhas uma por vez. Até que um deles vença, ficando proibido pular nas casas vazias.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da participação das duplas, a criatividade de manusear as peças creiando suas próprias estratégias.
Observando a capacidade do raciocínio lógico e a identificação das formas geométricas que estão inseridas no tabuleiro.
A organização do tempo de cada um, e o respeito pela vez do outro, evitando assim os confrontos durante o jogo.
RELATORIO:
Como trabalho com Educação Infantil, não foi possivel aplicar este jogo com minha turma, por isto tive que aplicar junto com minha colega Gleivia com crianças de 04 e 05 anos.
Primeiro apresentei o jogo, perguntei se alguem conhecia o jogo da velha, todos responderam que não, logo em seguida mostrei as peças e se conheciam as cores eles responderam verde e azul, logo em seguida expliquei as regras do jogo, para comesar tinha que ir para o par ou impar, em seguida iam colocando as peças um de cada vez um qualquer ponto que estava no quadro e que vence o jogo aquele que colocar as três peças com a mesma cor nas linhas: horizontal ,vertical e diagonal, como as crianças eram menores não deu para fazer o registro das jogadas.
Eram feitas varias intervencções:
No momento em que a dupla Marcos Vinícius e Kathila estavam jogando fiz algumas intervenções:-Marcos Vinicius se você mexer com esta pedra o que pode acontecer?-Kathila, você tem que observar como estar o jogo do seu colega.
Marcos Vinícius aonde você vai por a sua pedra? Após as intervenções eles começaram a usar estratégias assim, observando o seu jogo e do colega. Eles paravam alguns minutos para pensar onde seria a próxima jogada.Como foi um momento significativo, levei o mesmo jogo para todos os alunos. Porém desta vez confeccionei um tabuleiro em cartolina, para facilitar o entendimento dos que ainda não haviam participado da brincadeira
Eles adoraram a bricadeira um deles era muito rápido raciocinava muito e sempre ganhava, logo dizia vamos brincar de novo pró, e com isto se passaram 40 mminutos e ainda mais não queria deixar eu ir embora.
Achei muito legal o interrese deles, pena que não dar para fazer com minha turma.