sexta-feira, 3 de julho de 2009

ÉTICA NO TRANSITO








"Cuidado quando você atravessar a rua!";"Olha o carro!";"Obedeça o sinal!" Com certeza, você já ouviu alguma dessas frases! Afianl, desde pequenos, aprendemos com a nossa família que o trânsito é perigoso. No início prestamos atenção. No entanto, na medida em que crescemos, vamos nos acostumando com os perigos. Então, nos descuidamos e ... passamos por alguma situação de risco ou até sofremos um acidente. É, não podemos ficar desatentos. No entanto, também não devemos considerar normal a violência no trânsito. Temos de abrir espaço, no vaivém de carros, pedestre, ciclistas ou motociclistas, para a paz e a solidariedade.


Este mapa conceitual foi feito como atividade de educação ambiental no transito de Irecê, pelas cursista Rosa, Rita , Jucélia e Maria Janete. Professor Marcelo Faria


quarta-feira, 1 de julho de 2009


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
Prof.ª Inês

Geac- Concepções
Cursista: Rosa Amélia


COMPUTAÇÂO:

Diante da proposta apresentada pelo curso de Pedagogia da UFBA a atividade de tecnologia tem por objetivo inserir seus alunos no mundo tecnológico, esta proposta tem sido desenvolvida com o intuito de nos aproximar e alfabetizar digitalmente. Ela tem nos favorecido na nossa formação em serviço, que vem provocando mudanças em nós cursistas, diante das atividades oferecidas pelo curso principalmente quando socializamos comentários nos ambientes de rede como: moodle, blog, na lista de e-mail e chat.
Está tendo uma interligação entre a atividade de tecnologia com as demais atividades visto que, utilizamos a mesma para divulgação, comentários e discussões das outras áreas do curso.
Com o estudo destas tecnologias estamos ampliando novos conhecimentos com diversas possibilidades oferecidas por alguns programas como: o gimp e o cinerella, que produz e transforma em algumas estéticas e em movimento. Também houve a disponibilidade de alguns textos para nos orientar para uma melhor compreensão sobre tudo nos diz respeito à inclusão digital.
A comunicação virtual esta presente a todo o momento, promovendo as múltiplas linguagens. Na primeira turma de pedagogia houve a proposta de criar alguns tele centros, em alguns locais: nos povoados de Itapicuru, Meia Hora e na sede no Colégio Odete com o intuito de contribuir para inclusão digital das comunidades.
A pedagogia do acontecer não apareceu de forma satisfatória, visto que não levado em conta o tempo que cada um tem para aprender, e com isso houve avaliações que não respeitou o tempo de maturação de alguns cursistas.
A globalização é sustentada pela informática e está em todas as classes. Percebemos a presença da cultura local e global quando comunicamos com outras localidades, ou até mesmo por todo o mundo.


MATEMÁTICA:

Diante da necessidade e dificuldades em se trabalhar a matemática em sala de aula de forma dinâmica e prazerosa, esta atividade com o professor Iron Alves Pedreira veio com o intuito de promover as múltiplas linguagens na produção no conhecimento matemático, trazendo inovações e possibilidades que veio a contribuir para a pedagogia do acontecer, refletindo em nossa prática pedagógica, sobre tudo na importância de se trabalhar no coletivo.
Nesta atividade houve horizontalidade que nos permite dar um novo olhar ao ensino de matemática.


ALFABETIZAÇÂO:

Através da atividade de alfabetização passamos a compreender o verdadeiro sentido de alfabetizar, tendo como base a aquisição da leitura e da escrita, promovendo a pedagogia do acontecer, partindo para um trabalho coletivo promovendo as múltiplas linguagens e horizontalidade e visto que é um trabalho continuo na nossa prática pedagógica.
Esta atividade promoveu a inclusão de novas propostas através de agrupamentos dando ênfase ao processo natural da alfabetização.
Diante das novas propostas defendidas pela teórica Emilia Ferreiro e Ana Teberoshy foi que deu a oportunidade de fazer acontecer a democracia da diferença, partindo para a inovação de novas possibilidades do ensino para que aconteça um ensino de melhor qualidade.
















terça-feira, 30 de junho de 2009




Através destas filmagens, com certeza vai nos ajudar muito em sala de aula, pois através das imagens estetica ou em movimento as crianças, desenvolvem muito a linguagem oral.

Durante está oficina neste ciclo tivemos a oportunidade de explorar fotos e filmagem em sala de aula, na comemoração do aniversárioa da cidade e na festa junina.

Durante a filmagem para a produção do víddeo, foi muito especial, a filmagem de seu Ataniel contando sobre a história dele, cheguei a me emocionar, pois ele contou do tempo em que viveu com muitos parentes meu, falando até história do meu avô, era pra ser uma filmagem rápida acabou durando uma hora e meia, pois o entrvistado não se cansava de recorda. fiquei adimirada com tanta coisa que ele lembrava pela idade dele. Mesmo parando a filmagem ele continuou contado.
Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação
Licenciatura em Pedagogia ensini Fundamental/ Séries Iniciais
Rosa Amélia Dourado
Claudijane Barbosa
Gervasio Mendes

Roteiro do Vídeo


Cena 1-

Um baú sendo aberto com o título saindo de dentro: Minha Memórias.


Cena 2-
A Imagem de Ataniel Rodrigues Moitinho com a legenda com seu nome.

Cena 3-
Relato da tragetória de Ataniel Rogrigues nas forças armadas.

Cena 4-
Fotos de Ataniel com o fundo musical (som de violão)


Ficha técnica

Direção:
Rosa Amélia
Claudijane Barbosa
Gervasio Mendes
Roteiro:
Rosa Amélia Dourado
Claudijane Barbosa
Gervasio Mendes

Filmagem;
Rosa Amélia Dourado
Claudijane Barbosa
Gervasio Mendes

Produção:
Rosa Amélia Dourado
Claudijane Barbosa
Gervasio Mendes

Edição:
Rosa Amélia Dourado
Cleudijane Barbosa
Gervasio Mendes

Professores orientadores:
Maria Helena Bonilla
Rita de Cássia Dourado
Arinton Eduão

Apoio:
Ponto de Cultura CiberparqueAnísio Teixeira Irecê- Ba
Ataniel Rodrigues Moitinho
Prefeitura Municiopal de Irecê

Filme produzido por alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia-

Séries Iniciais/ Ensino Fundamental

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/PROJETO IRECÊ
Gravado e editado em Sofware Livre
Licenciado em Creative Commons








sexta-feira, 15 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009


O Romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é uma obra através da qual é retratada a realidade de inúmeras pessoas, vítimas do descaso social e da exploração humana. A obra procura denunciar a injustiça praticada pelos que assumem o poder. O fiscal simboliza a extorção acometida aos pequenos comerciantes; o Soldado amarelo representa a corrupção policia, evidenciada na prisão arbitrária de Fabiano; O dono da fazenda abandonada é o símbolo do patrão injusto, desumano e medíocre, que suga os funcionários a todo momento, sem nenhum senso de solidariedade e respeito para com o ser humano. Fabiano e sua família são retrato de muitos retirantes que vivem sem nenhuma proteção e sem o reconhecimento de que também são seres humanos. Por isso. Pode-se dizer que Vidas Secas é uma obra que tenta sensibilizar o leitor para as causas sociais, utilizando como instrumento a palavra escrita. Ler Vidas Secas é conhecer um pouco do sertão nordestino e conviver com Fabiano e sua família, questionando o porquê de tanta injustiça social, pois na mesma situação, encontram-se muitos Fabianos e Sinhas Vitórias em busca do mínimo que um ser humano pode querer: que é viver.