sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação series iniciais
Curso de Pormação de Professores Faced Irecê .
Cursistas: Jucélia Ferreira,Maria Leide , Claudia Neide, Risolene, Sirleide, Rosa Amélia.

Relatório do quarto encontro do Geac de inclusão digital

O encontro durou das 2:00 ás 17:30hs. No dia 15/ 10 .
Fizemos a leitura do texto Educação inclusiva ou acesso á educação?
Segundo Boneti a noção da exclusão social ,partindo do presuposto de dualidade e estaticidade das relações sociais ,seriam assim excluidos as pessoas que que estivesse fora do social, como os leprosos, marginais, os doentes mentais, etc.
O que acreditamos não ser verdade,para ser excluidos não precisa ter necessariamente algum desses aspectos, a partir do momento que não faço parte de um grupo social eu estou fora dele.
Já o termo incluído está associado a cidadania, enquanto condição de estar incluída no contexto social e usufruir de direitos.Porém nem sempre usufruimos desses direitos como deveríamos. Temos acesso a educação mas em vários aspectos fica a desejar e um grande exemlpo disso são as crianças portadoras de necessidade especiais que são colocadas nas escola e não recebem a formação adequada.
Em relação aos recursos tecnologicos,o numero de alunos e professores excluidos e que são considerados inclusos é desastrosa.
O texto está muito próximo de nossa realidade, e discutindo as politicas do MEC de informatizar as escolas,fica claro que elas não garantem inclusão.Muitos desses espaços publicos que deveriam servir para o educativo não funcianam.
Portanto não nos resta duvidas que ser um cidadão incluido na sociedade,depende principalmente da condição financeira de cada um. Ou seja se minhas condições não me permite possuir um computador com acesso a rede e os espaços público não me dá oportunidade ,não posso me considerar totalmente incluída.

Referencia:
BONETI ,Lindomar Wessler- PUCPR
GT:Políticas de Educação Superior/N.11
Disponivel em:
http://www.moodle.ufba.br/