terça-feira, 2 de dezembro de 2008




GELIT – O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder



O livro “O mundo de Sofia” foi escrito por Jostein Gaarder e apresenta a história da Filosofia através das lições dadas por Alberto, professor, a Sofia uma menina de 15 anos.
O escritor consegue transmitir um ambiente de mistério ao longo do livro, sendo este ainda mais marcado pelo fato de apenas no final se compreender toda a história.
A história começa numa manhã de maio, Sofia Amundsen ao voltar da escola, encontra em sua caixa. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Libano, por um major desconhecido, para tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capitulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.
Desde Demócrito com a teoria, até Darwin com a sua teoria da evolução das espécies, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros, conheceram não apenas a vida desses grandes gênios do passado e suas teorias, mas também entendemos melhor a nós mesmo e aprendemos a pensar de forma muito diferente sobre tudo que nos cerca.
O primeiro grande filósofo grego, mundialmente reconhecido foi Sócrates. Sócrates preocupou-se em descobrir e depois ensinar as pessoas que o verdadeiro conhecimento vem de dentro e só este pode lhe formar o discernimento necessário para a vida, sendo este só possível através do emprego da maior faculdade do Homem: sua razão. Platão foi o responsável pelo registro do pensamento socrático, realizando através de seus diálogos, preservando a retórica na escrita. Suas principais preocupações giravam em torno daquilo que seria eterno e imutável, a origem de todas as coisas que vemos e como podemos defini-las quando a observamos. Da academia de Platão seguiu o terceiro e último grande filósofo da Antiguidade: Aristóteles. Grande cientista, pesquisador de várias áreas do saber, não só da filosofia, foi um dos fundadores da pesquisa empírica e da nação de classificação natural de espécies, sendo seus moldes e bases do desenvolvimento e separação das ciências como as conhecemos ainda hoje.
Apesar da pressa na leitura e muita preocupação em não entender a linguagem da escrita valeu a pena ler esta obra porque nos faz refletir sobre os mistérios das existências e fez com que, a partir do momento em que a lemos, não sejamos indiferentes aquilo que nos rodeia. Para além de nos ajudar a compreender algumas das questões que sempre afligiram o mundo, através das respostas a ela dadas pelos filósofos ao longo da história da filosofia, esta história faz-nos desligar da vida quotidiana e de categoria dos apáticos face aos enigmas da experiência.