sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PLANEJAMENTO DA AULA DE MATEMÁTICA
ESCOLA- Municipal Padre Cicero
CURSISTA- Rosa Amélia Dourado Pereira
DISCIPLINA- Maremática
EDUCAÇÃO INFANTIL-Grupo 04 e 05
TEMA CENTRAL-Jogo do TA-TE-TI
PROFESSOR- IRON
DURAÇÃO- 30 minutos


CONTEÚDO-Geometria


OBJETIVOS:

-Desenvolver a capacidadede criar estratégias, rapidez de pensamento, organização e conceitos geométricos de linha de ponto.
-Despertar o gosto e o prazer pelo jogo.
-Respeitar e acolher a voz e a vez do colega.
REGRAS:
Hoje vamos conhecer um jogo muito diferente, onde é disputado entre duas crianças. É o jogo do TA-TE-TI, cada jogador receberá três peças com duas cores diferentes. Ao iniciar o jogo as duplas vão tirar no par ou impar para ver quem começar a jogada, o vencedor coloca uma peça em qualquer lugar do tabuleiro. Assim cada jogador vai alternando até terminar o jogada. Ganha quem conseguir alinhar as peças na horizontal, vertical e diagonal. Caso não tenha vencedor, removam as peças sobre as linhas uma por vez. Até que um deles vença, ficando proibido pular nas casas vazias.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da participação das duplas, a criatividade de manusear as peças creiando suas próprias estratégias.
Observando a capacidade do raciocínio lógico e a identificação das formas geométricas que estão inseridas no tabuleiro.
A organização do tempo de cada um, e o respeito pela vez do outro, evitando assim os confrontos durante o jogo.
RELATORIO:
Como trabalho com Educação Infantil, não foi possivel aplicar este jogo com minha turma, por isto tive que aplicar junto com minha colega Gleivia com crianças de 04 e 05 anos.
Primeiro apresentei o jogo, perguntei se alguem conhecia o jogo da velha, todos responderam que não, logo em seguida mostrei as peças e se conheciam as cores eles responderam verde e azul, logo em seguida expliquei as regras do jogo, para comesar tinha que ir para o par ou impar, em seguida iam colocando as peças um de cada vez um qualquer ponto que estava no quadro e que vence o jogo aquele que colocar as três peças com a mesma cor nas linhas: horizontal ,vertical e diagonal, como as crianças eram menores não deu para fazer o registro das jogadas.
Eram feitas varias intervencções:
No momento em que a dupla Marcos Vinícius e Kathila estavam jogando fiz algumas intervenções:-Marcos Vinicius se você mexer com esta pedra o que pode acontecer?-Kathila, você tem que observar como estar o jogo do seu colega.
Marcos Vinícius aonde você vai por a sua pedra? Após as intervenções eles começaram a usar estratégias assim, observando o seu jogo e do colega. Eles paravam alguns minutos para pensar onde seria a próxima jogada.Como foi um momento significativo, levei o mesmo jogo para todos os alunos. Porém desta vez confeccionei um tabuleiro em cartolina, para facilitar o entendimento dos que ainda não haviam participado da brincadeira
Eles adoraram a bricadeira um deles era muito rápido raciocinava muito e sempre ganhava, logo dizia vamos brincar de novo pró, e com isto se passaram 40 mminutos e ainda mais não queria deixar eu ir embora.
Achei muito legal o interrese deles, pena que não dar para fazer com minha turma.